mutAções
hereDitariedade
degeNeração


Já sabem, comentem e participem nas sondagens que apresentaremos semanalmente.
Esperamos que gostem!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Que processo é iniciado pela RNA polimerase?

Mais uma votação que terminou e novamente a revelar que estão todos bem informados. Responderam 8 pessoas à nossa questão 6 das quais correctamente, isto é, respondendo "Transcrição do ADN". Os outros 2 votantes responderam que o processo iniciado era a mitose, resposta que está incorrecta.
Já está disponível uma nova pergunta, esperamos que votem.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Cientistas desenvolvem microcomputador de grande capacidade a partir de ADN

"Cientistas israelitas anunciaram recentemente ter construído um computador microscópico cujo input, output e software é feito de moléculas de ADN, em vez de utilizar números e fórmulas para resolver um problema. O computador é tão pequeno que, segundo o noticiado pela agência Reuters, seria possível juntar um bilião dos mesmos num tubo de ensaio que por sua vez iriam gerar mais de mil milhões de operações por segundo, com 99,8 por cento de precisão. Os cientistas vêem este género de computadores como possíveis rivais dos seus congéneres mais convencionais, uma vez que a miniaturização está a chegar ao seu limite e o ADN pode ser muito mais rápido do que os aqueles computadores. "Construímos um computador de nanoescala feito de biomoléculas, tão pequeno que não é possível fazê-lo funcionar individualmente", afirmou Ehud Shapiro, Professor do Weizmann Institute of Science, em Israel, citado pela Reuters. "Quando um bilião de computadores funcionam ao mesmo tempo são capazes de dar origem a mais de mil milhões de operações". Esta é a primeira máquina de computação autónoma programável onde o input, o output, o software e o hardware são feitos de biomoléculas e embora demasiado simples para obter qualquer efeito imediato, no futuro poderá servir de base à construção de um computador de ADN capaz de operar dentro de células humanas e actuar como um dispositivo de monitorização para detectar alterações potencialmente causadores de doenças. O modelo também poderia dar origem a computadores usados para examinar bibliotecas de informação de ADN paralelamente, ou seja, sem sequenciar cada uma das moléculas, um processo que contribuiria para acelerar a aquisição de conhecimentos sobre aquele código. Num artigo escrito para o jornal Nature, Shapiro e a sua equipa descrevem o seu computador de ADN como um modelo molecular da mais simples máquina de computação - o autómato - capaz de responder a perguntas de resposta sim ou não. Os dados são representados por pares de moléculas num cordão de ADN e duas enzimas naturalmente produzidas actuam como o hardware para ler, copiar e manipular o código. Quando está tudo misturado no tubo de ensaio, o software e o hardware operam sobre a molécula de input para criar o output. A computação ADN é um ramo muito recente da ciência que começou há menos de uma década atrás, quando Leonard Adleman da University of Southern California utilizou pela primeira vez ADN num tubo de ensaio para resolver um problema matemático."

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Transcrição - Síntese Protéica

Está aqui descrito o processo da transcrição e é uma grande ajuda para a pergunta desta semana.

Em que pares de cromossomas ocorre a mutação responsável pela trissomia 21?

Acabou ontem o tempo disponível para votar na nossa sondagem, votaram 21 pessoas, e os resultados foram os seguintes:
Pares 21 e 13
2 (9%)

Pares 12 e 21
3 (14%)

Pares 10 e 11
0 (0%)
Pares 11 e 21
16 (76%)
A resposta certa era Pares 11 e 21 que como tal foi a mais votada (ou andam todos muito bem informados ou tiveram todos uma grande sorte ahahah).
Já está disponível a nova vontação por isso toca a votar!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Apresentação do pré-projecto

Mais uma fase do nosso projecto foi ultrapassada, desta feita foi a apresentação do pré-projecto.
A apresentação foi feita sob a forma de PowerPoint e contou com a participação de todos os elementos do grupo com uma divisão equitativa das tarefas.
Com algum improviso à mistura, a apresentação decorreu sem grandes gafes...

ÚLTIMAS!!!!!!

OI PESSOAL!!!
Vou tentar fazer rapidamente o ponto de situação do nosso trabalho..... neste momento vamos começar a fazer as nossas pesquisas para o trabalho o que implica NOVIDADES e CURIOSIDADES no nosso blog...
Espero que gostem do formato do blog e sempre que possam deixem o vosso comentário sugerindo modificações possiveis, ou opiniões!!!!!

COMENTEM!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Homem mais peludo do mundo!!!


Não sei qual é o cromossoma responsável por isto muito menos o gene, sei é que ter 96% do corpo coberto de pêlo aqui como o nosso amigo Yu Zhenyuan (rockeiro e chinês de 29 anos) não deve ser pêra doce!!



1ª Mensagem

Até que enfim que se pode escrever aqui!!
O que interessa é que já está.
Bem vindos a todos e não se acanhem a escrever e a comentar.